Há 25 anos, o legado começou. E assim continuará para sempre...

Há 25 anos, o legado começou. E assim continuará para sempre...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Super Nintendo: o verdadeiro “Revolution”

O Super Nintendo Entertainment System, também chamado SNES, é um console lançado pela maior empresa de jogos do mundo: a Nintendo.

Talvez, esteja acima a melhor definição atual para o SNES, mas tem um detalhe: na época em que foi lançado, nem se usava a palavra “console” (pelo menos não usualmente como hoje) e a Nintendo ainda era um molde do que seria anos mais tarde, e talvez muita dessa fama se deva justamente a esse console, divisor de águas para a época.

Foi lançado em 1990, 1991, 1992 e 1993, no Japão, EUA, Europa e Brasil, respectivamente, e vendeu cerca de 49 SNES americanomilhões de unidades.SNES japonês

  Foi criado inicialmente para concorrer com o Mega Drive, da concorrente SEGA, que era graficamente superior, mas não resistiu ao que hoje ainda é uma artimanha da Nintendo: a exclusividade de jogos.

Exclusividade esta garantida pela Nintendo, que tinha nada menos que Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix como parceiras, que desenvolveram jogos exclusivos para o console, como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest.

Em comparação ao seu antecessor, o NES, ou Nintendinho, o SNES abalava as vistas de qualquer gamer da época. Com gráficos ainda 2D, mas extremamente coloridos e bem feitos, o SNES deixava para trás os jogos quadriculados do Nintendinho e garantia uma melhor experiência de jogo.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Principal:
    • Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.
    • Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
    • Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
  • Gráfico:
    • Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit
    • Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
    • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
    • Paleta de cores: 32,768
    • Número máximo de cores na tela: 256
    • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
    • Número máximo de sprites: 128 sprites
  • Outros:
    • Resposta do controle: 16ms
    • Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
    • Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
    • Mídia de armazenamento: cartucho com até 6MBs (ou 48Mbs)
    • Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;

CONTROLE

Um grande diferencial foi o controle, mesmo sendo uma quase cópia do controle do NES, ele sofreu vários incrementos, que são utilizados até hoje.Snes_control

Por exemplo, foi o primeiro controle com os botões L e R nas “ombros”, ou seja, na parte de cima, o que seria seguido por todos os consoles que viriam depois, até os dias de hoje.

Outro diferencial era o formato dos botões X e Y (meio afundados) e A e B (arredondados), que proporcionava um jogo mais prazeroso, e que possibilitava, por exemplo, segurar sempre o Y para correr e mesmo assim apertar outros botões, como o B, para pular.

ACESSÓRIOS

Nesse quesito, o SNES seja superado somente pelo atual Wii, que também conta com muitos acessórios. Vamos por partes:

MOUSE—> O mouse era usado como controle, principalmente no Mario Paint, e vinha, geralmente, junto com o jogo.

SUPER SCOPE—> Arma de luz, parecida com o Zapper do NES, mas com uma mira melhorada e sem fio!!!262809-super_scope_super

SUPER GAME BOY—> Adaptador para jogar cartuchos de Game Boy no console.NintendoSuperGameBoy

SATELLAVIEW MODEM—> Item curioso, era exclusivo para o Japão. Se tratava de um modem que conectava em um servidor da Nintendo via Satélite, e possibilitava jogos online, através de uma fita (cartucho……) que vinha junto com ele. Funcionou de 1995 a 2000.600px-Satellaview_with_Super_Famicom

SUPORTE A CD—> Foi planejado um suporte a CDs no SNES, em parceria com a Sony, mas o negócio não foi pra frente e o resultado: Play Station.

JOGOS

É nesse ponto que o SNES dispara. A gama de jogos nao pára.

A começar pelo jogo mais vendido: Super Mario World:

Os gráficos eram infinitamente superiores ao antigo Mario de NES, com controles e fases incríveis. O sucesso do jogo foi tamanho, que ele vendeu cerca de 20 milhões de unidades, e vinha, em alguns casos, com o console. Hoje, é um clássico, que, pelo menos eu, não dispenso.super_mario_world 

snes_super_mario_world_2jpg

Outro jogo incrível foi The Legend of Zelda: A Link to the Past, que já tem até um post só dele!

Continuando… mais um jogo que merece estar aqui: Star Fox.

Ele utilizava o chip FX e concedia incríveis gráficos 3D ao SNES. Eu tinha, e nunca deixei de jogar, hehe.starfox_snes

E, como não dá pra falar de todos, vai aí um resumão com imagens, fechando o post.

E agora me digam: qual o console foi a revolução?? Ham???

final-fantasy-vi-20060509061309295SuperMarioRPGPilotwings_SNES ss_mpaint

1965-468x-ss_ss6

Top%20Gear%203000%20-A_00000street_fighter_ii_snes_hadoken

8 comentários

Bacteria2215 disse...

a nintendo nasceu com o começo do NES e morreu com o final do SNES = FATO...


Snes esse sim foi a revolução...o q veio depois da empresa foi so enchimento de linguiça com o publico....

Outra revolução foi o GAME BOY ..onde acaba morrendo no GBA .... NDS muito lixo....PSP wins..

pegue o AC do PSP q estar por vir e comparem com o AC do DS...kkkkkk ....nintendo FAIL

Rafa disse...

Quero lembrar uma coisa:
A exclusividade da Nintendo e seus jogos fazem uma diferença incrível até hoje.
Para mim, não basta gráficos, tem que ter uma história boa e alguma coisa que te prenda a jogar.
FATO: NENHUM JOGO DE NENHUM DOS CONSOLES DA GERAÇÃO "PLAYSTATION" ME PRENDEU NO JOGO COMO UM SIMPLES "NEW SUPER MARIO BROS DS"
Mas também deixo claro: aprecio a Sony tanto quanto aprecio um livro ruim, bom no momento de ler, e depois só resta comentários...

Daniel disse...

Eu tenho eum SNES, acho ele muito melhor que um Mega drive, tenho dó de quem jogava ele em vez de um SNES.
A nintendo foi inteligente pois gravava os seus jogos em cartuchos, que são bem mais dificeis de piratear, duram masi, etc...
A sony e a sua concorrencia na época a sega, erraram feio em questão de midias, pois todo mundo desbloqueava os seus consoles e comprava um monte de jogos que nao lucravam 1 centavo para a empresa.
Os cd's estrgavam muito mais rapido, quebram facilmente, etc...
Respeito a Sega e a Sony pois concorrem bem com a Nintendo, mas...eles tinham que ter cd's e por isso hoje em dia o PS2 é o maior lixo, resumindo e PS2 é realmente um videogame de pobre que nao tem dinheiro pra comprar jogo original, e enquanto isso a sony nao esta ganhando nada com os jogos, só com o preço super baixo do console.
Os jogos da sony são horriveis pois nao tem graça nenhuma, nao tem nenhuma historia, nao tem cores, nao são bonitos como os da NINTENDO.
O mascote da nintendo é o MARIO que todo mundo conhece, já o da sony é o CRASH,que ninguem nunca viu.
Resumindo,os jogos da nintendo são melhores que os da sony.
Os caras ficam entrando no blog da NINTENDO, e ficam falando mal da empresa, falando que o PSP é melhor que o NDS.
Quero ver a sony fazer um jogo com tantahistoria que o ZELDA.
Isso é o que eu acho...

Unknown disse...

Se o ds e um lixo pq ele vende mais que o psp?
^^

Anónimo disse...

Então, bons tempos em que as duas empresas genuínas de games(NIntendo e Sega) competiam pela preferência do público. Nunca fui muito convicta ortodoxa de nenhuma, apesar de ter minhas preferencias pessoais...o que sempre me deixou levar mais que as console wars da época, eram os próprios jogos. O SNES era um excelente video game, mas não tinha Sonic. E vice-versa. REsultado? Eu tinha ambos, Genesis e SNES. E era muito feliz! Rs!

Marcelo disse...

apesar de ser seguista, uma coisa eu admito.Snes era bem melhor que mega (mas eu sempre me diverti mais com o sonic que o mario)
quem fala que o psp é melhor que o DS não passa de alguém que só joga graficos ao inves de um jogo bom.Ds e GC forever !!!

Anderson Moura disse...

Quem diz que Super Nintendo é muito melhor que o Mega Drive é leigo no assunto, dizer ter dó de quem optou pelo Mega é pior ainda, do jeito que o Super tem vários jogos que o Mega não tem o Mega possui vários títulos bons que o Super não tem, na Europa o Mega vendeu mais, nos EUA tinha mais de 50% do mercado até 1994, pelo que li, Japão e Brasil são os países com a maior vantagem do Super, Mega tinha processador de 7,8 contra 3,5 do Super( tosco isso em um video game 2 anos mais novo com processador inferior??), jogos como Mortal, Street são melhor e fluem melhor no Mega, Streets of Rage mostra-se vários inimigos na tela, no Final Fight do Super apenas três,tirando o Wi onde a Nintendo sim revolucionou e se virou, a Nintendo se havia se dado bem com exclusividades, o Nintendo tinha suporte quase que exclusivo nos EUA e Japão, vendeu 67 milhões contra uns 15/20 milhões de Master System, o Super ainda tinha muitas exclusividades mas já caiu, vendeu 49 milhões contra uns 35 milhões de Mega Drive, e o Nintendo 64 que não tinha o mesmo suporte perdeu para um 32 bits, vendeu 32 milhões contra 105 milhões de Playstation, o Game Cube só vendeu 21 milhões contra 157 milhões de Playstation 2, então o que manda são as exclusividades, não vejo mérito na maioria das vitórias, apenas Mega e Wi as fabricante de fato de viraram.

Unknown disse...

Negativo.no final de 92 com o lançamento de Street Fifgt o Snes já tinha vendido mais que o mega e no final da geraçao o Snes vendeu 50 milhoes contra 29 do mega

Enviar um comentário