THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST
Logo após o Zelda II, a Nintendo já estava trabalhando num Zelda III para NES que acabou tendo seu desenvolvimento interrompido. Isso visto que o SNes estava saindo do forno e o jogo estava se tornando grande demais para as capacidades do antigo console. Ainda hoje, segundo pessoas que trabalham na Nintendo japonesa, há uma cópia desse protótipo para NES e que lugares como o pântano já existiam.
Zelda: Kamigami no Triforce incorporou algumas inovações do Zelda II mas trazendo de volta elementos que tornaram clássico o Zelda I. A perspectiva área volta com força total e uma jogabilidade ação-aventura que traziam a magia da série em si. Tendo sido lançado em 1991 no Japão (1 ano depois do lançamento do console), rapidamente se tornou um hit e um dos jogo mais populares daquela época. Nos EUA (e Brasil), o lançamento só ocorreu em abril de 1992 sem um cartucho dourado.
Estando no SNes, a série foi elevada a um patamar acima com ambientes dos dungeons feitos totalmente diferentes um dos outros e um mundo enorme a ser explorado. A atmosfera do jogo era enorme e há forte influência de Tolkien sobre ele. Influência que perdura até os dias de hoje com uma tentativa de criar um mundo totalmente diferente com seus mitos e línguas. Sem contar a música épica por Koji Kondo que aparecia no momento certo no ambiente certo dando realmente a impressão de um outro mundo.
Efeitos como a chuva no deserto e a névoa de Lost Woods eram impressionantes e inovadores na época. Um elemento que permaneceu do Zelda II foi a presença de NPCs originais e diferentes um dos outros (coisa que não acontecia com o Zelda II). Os NPCs exerciam papéis importantes como acesso a certos eventos ou dicas sobre itens. Certamente uma coisa que estava faltando na parte RPG do jogo. Ainda tinha o Dark World que dava era um dimensão totalmente oposta a Hyrule que adicionava bastante raciocínio pois, com o espelho, você podia viajar de uma dimensão a outra e assim acessar lugares que pareciam impossíveis.
Ainda hoje, esse Zelda aparece no Top5 de jogos do Super Nintendo ou Top100 de todos os consoles. Sua popularidade no SNES pode ser comprovada pela marca de 5 milhões de cópias vendidas no mundo e que disputa com o Ocarina Of Time pela posição de melhor Zelda. Uma versão remake saiu recentemente e foi apelidada de Zelda 10 : The Four Swords. Então se você não pode jogar mais a versão de SNES, compre o 10 de GBA pois vale muito a pena. Isso sem contar o modo multiplayer exclusivo da versão GBA...
HISTÓRIA
As Lendas de Hyrule
Para construirmos o cenário desta aventura do legendário herói de Hyrule, será de grande valia mergulhar no mito da Triforce, uma antiga epopéia sobre a criação do mundo que é acredita ainda no reino de Hyrule. Toda cultura tem tais mitos e teorias sobre as criações de seus mundos e pode ser proveitoso e divertido examinar cada detalhe pois, eles geralmente afetam a presente estrutura social do dia a dia. As lendas contam o que os míticos deuses de Hyrule tiveram enquanto escolhiam as pessoas, os Hylia. Esse antigo povo deixou escritos que são a fonte primária das lendas...
A criação de Hyrule
De acordo com os escritos Hylianos, os míticos deuses desceram de uma distante nebulosa para o mundo e criaram ordem e vida. O Deus Da Força morreu nas vermelhas montanhas com fogo e criou a terra. O Deus da Sabedoria criou a ciência e a feitiçaria trazendo ordem a natureza. E o Deus da Coragem, através da justiça e vigor, criou a vida - os animais que rastejavam pela terra e os pássaros que pairavam no céu. Após os deuses terem terminado seu trabalho, eles deixaram o mundo mas, não antes de criar um símbolo de seu poder, um triângulo dourado conhecido como Triforce. Uma pequena mais poderosa porção da essência dos deuses que foi passada para esse místico artefato, que fora feita para guiar a vida inteligente do mundo de Hyrule.
Apesar de ser um objeto inanimado, a Triforce tinha o poder de conceder três títulos que davam as pessoas que os recebiam grandes poderes: "O Forjador da Força", "O Guardião do Saber" e "O jurado da Coragem". Do seu esconderijo na assim chamada Golden Land (Terra Dourada) onde os deuses a puseram, a Triforce chamava pessoas do mundo de fora para buscá-la na esperança que alguém digno desses títulos pudesse encontrá-la.
Com o seu sangue carregado de magia, os Hylianos foram favorecidos com poderes psíquicos e habilidades na feitiçaria. Também é dito que suas longas, pontudas orelhas permitiam-lhes ouvir mensagens especiais dos deuses então, eles eram bastante estimados por todo o povo de Hyrule. Os seus descendentes habitaram várias partes do mundo e passaram seu conhecimento e sabedoria para todas as pessoas. Mas ao passar do tempo, a sabedoria era distorcida ou perdida no geral...
Portões para Golden Land
Em Hyrule, há várias construções Hylianas que são mencionadas repetidamente nas lendas. Essas construções, que agora restam em ruínas, pálidas sombras de sua esplendorosa forma, estão intimamente ligadas a Triforce. Algumas eram ditas ser o lar da própria Triforce... Se fosse apenas um símbolo dos deuses, a Triforce já causaria desejo em muitos. Mas um verso do Book Of Mudora -Livro de Mudora- (uma coleção de lendas e conhecimento Hylianos) fez a Triforce ainda mais desejada:
Num reino além da vista,
O céu brilha dourado, não azul.
Lá, o poder da Triforce
Torna sonhos mortais realidade.
Alguns agressivamente buscaram pela a Triforce, mas ninguém, nem mesmo os sábios (Sages, orig.) Hylianos tinham certeza de sua localização; o conhecimento havia sido perdido através do tempo. Alguns diziam que a Triforce descansava abaixo do deserto, outros diziam que estava no cemitério à sombra da Death Mountain (Montanha da Morte) mas, ninguém nunca encontrou-a. Esta nostalgia pela Triforce logo tornou-se a cobiça pelo poder, que conduzia a volta de mais derramamento de sangue. Logo, o único motivo que restou entre aqueles que buscavam a Triforce era pura ambição.
Um dia, meio que por acidente, o portão para Golden Land da Triforce foi aberto por uma gangue de ladrões com habilidades na magia negra. Essa terra não era como qualquer outra. No abscesso do crepúsculo, a Triforce brilhava do seu lugar de descanso bem acima do mundo. Numa longa concorrida batalha, o líder dos ladrões lutou contra seus seguidores na cobiça pela Golden Power (Poder Dourado). Após liquidar seus próprios seguidores, o líder colocou-se triunfante sobre a Triforce e tomou-a com suas mãos manchadas de sangue. Ele ouviu um sussurro; "Se tu tens um grande desejo ou sonho, pede-a..." E em resposta, a urrante risada do líder dos bandidos ecoou através do tempo e espaço e até alcançou os limites do reino de Hyrule. O nome desse rei dos ladrões era Ganondorf Dragmire, mas também conhecido por seu apelido, Mandrag Ganon, que significa Ganon dos ladrões encantados.
A Guerra do Aprisionamento
(The Imprisoning War)
Eu não sei o que Ganon desejou para a Triforce. Mas, com o tempo o poder maligno começou a fluir da Golden Land e homens mesquinhos foram atraídos até lá para tornarem-se membros do exército de Ganon. Nuvens negras escureceram permanentemente o céu e, vários desastres cercaram Hyrule. O rei de Hyrule mandou Sete Sábios (Seven Wise Men) e os Cavaleiros De Hyrule (Knights Of Hyrule), e ordenou-os que selassem a entrada para a Golden Land.
A Triforce, sendo um objeto inanimado, não pôde distinguir entre bem e mal. Então, não podia dizer que os desejos de Ganon eram perversos; ela simplesmente garantiu-os. Suspeitando que os poderes de Ganon fossem baseados na magia da Triforce, o povo de Hyrule forjou uma espada resistente a magia que poderia anular até os poderes da Triforce. Essa poderosa arma ficou conhecida como a lâmina da destruição do mal ou a Master Sword (Espada Mestra). Era tão poderosa que apenas aquele com o coração puro e forte de personalidade que poderia empunhá-la. Enquanto os Sete Sábios procuravam uma pessoa valente para a Master Sword, o maligno exército de Ganon da corrompida Golden Land invadiu Hyrule e atacou o castelo. Os Sábios e os Cavaleiros De Hyrule juntaram forças para iniciar uma guerra nessa horda do mal.
Os Cavaleiros tomaram a maior parte do feroz ataque e, apesar de lutarem corajosamente, muitas bravas almas foram perdidas naquele dia. Mas suas vidas não perdidas em vão pois, elas trouxeram um precioso tempo para que os Sete Sábios selassem magicamente Ganon na Golden Land. Toda a Hyrule alegrou-se com a vitória sobre a confirmada paz e ordem sobre o mal e caos de Ganon. Essa guerra, que exigiu muitas vidas, ficou conhecida como a Guerra Do Aprisionamento nas histórias contadas nos seguintes séculos.
A Chegada Do Mago
Muitos séculos se passaram desde a Guerra do Aprisionamento. O reino de Hyrule curou suas feridas e o povo vive em paz a muito tempo. Memórias da cruel Guerra do Aprisionamento foram desaparecendo ao longo das gerações... Então não é surpresa que ninguém estivesse preparado para esses novos desastres que recentemente aconteceram em Hyrule. Pestes e a seca, incontroláveis até com magia, destruíram o reino. O rei de Hyrule, após um conselho com seus sábios, ordenou uma investigação ao Aprisionado Mundo Negro -Imprisioned Dark World- (como Golden Land passou a ser conhecida) mas o selo estava aparentemente intacto. Ele ofereceu recompensas para qualquer um que pudesse encontrar a origem desses problemas. Em resposta a esses chamados um estranho de nome Agahnim veio e domou esses desastres com uma forma de magia nunca vista antes. Como recompensa, o reio deu-lhe uma nova posição como conselheiro chefe e herdeiro dos Sete Sábios. As massas o proclamaram seu herói. Paz voltou a Hyrule... mesmo?
Mais tarde, rumores viajavam no caminho da boataria com freqüência alarmante. Rumores dizendo que Agahnim agora controlava o país com sua magia... Rumores sobre estranhos experimentos mágicos na torre do castelo a noite... As pessoas de Hyrule seguravam o medo.
[zelda.com.br]
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse jogo, como disse, é o meu predileto, portanto, ainda tenho algumas considerações (hehe).
Quem teve ou tem um SNES sabe o qual sublime foi aquele console, tanto na parte gráfica, quanto na jogabilidade. Hoje em dia, esquecido nas estantes das nossas casas, ou com um defeito qualquer, nem nos damos conta do que ele representou na indústria dos games.
Tanto foi importante, que vários jogos, antes considerados impossíveis de serem feitos, estrearam nele, trazendo uma nova sensação de jogo, totalmente revolucionária!!!
Exemplos são: A link to the past, que na época já era uma revolução por si só; Star Fox, que utilizava o chip FX do SNES, proporcionando o primeiro jogo 3D;Mario Paint, que utilizava um mouse como acessório; e muitos outros… (Não quero me alongar, pois quero fazer um post exclusivo sobre o SNES).
Quanto ao Zelda:
Aspecto 1—> A história do jogo é envolvente do início ao fim, coisa que poderia não transparecer tanto no NES, devido às suas limitações.
Aspecto 2—> Na princípio, a primeira coisa que se vê é uma animação 3D com a Triforce, e os efeitos ao longo do jogo são ótimos!!!
Aspecto 3—> A trilha sonora é épica, simplesmente única!!! (abençoado seja Koji Kondo)
Junte esses três aspectos com uma jogabilidade tão cômoda como a do SNES e você tem um dos melhores jogos da série Zelda que já foi feito.
Tá aí o meu Zelda: A Link to the Past original para Super Nintendo (desculpem, tenho tanto orgulho dele que não resisti, hehe)
Bem, então até breve, com mais um Zelda e (prometo) um post exclusivo sobre o SNES. ELE MERECE!!!
2 comentários
Omg como a nintendo era phoda na epoca do Nes e do Snes....isso sim eram video games....as obras primas da nintendo.....quando zelda e mario por exemplo eram simplesmente a sensação.... hj acho q a nintendo tah batendo muito nessa tecla...sempre vivendo as custas dos grandes classicos do passado...torço q saia ainda um yoshi story wii.. ou um SB novo.....+ infelizmente pra quem sabe e viveu os games no final da decada de 80 e no começo da decada de 90 sabe o quanto a nintendo tem descepcionando desde o N64...
Não acredito que os novos consoles não tenham capacidade de inovar.
Acredito que o SNES foi sim, uma inovação, e o começo de muitas séries, que, na minha opinião, devem sim ser continuadas, desde que não percam os seus aspectos fundamentais.
Um fã de Zelda: diria o quê??
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